Tipos de adoçante: quais são e como escolher a melhor opção?
Você que está de dieta ou simplesmente procura uma alimentação mais saudável já deve ter passado pelo dilema da utilização de adoçantes. Normalmente, a redução do consumo e a substituição do açúcar é uma consequência no processo de reeducação alimentar.
No entanto, é um assunto que causa dúvidas, polêmicas e divide opiniões. Agora você deve estar pensando que embora exista uma gama de tipos de adoçante que estão disponíveis no mercado, você não sabe praticamente nada sobre eles. Acertamos? Se a sua resposta foi sim, você não pode deixar de dar uma olhadinha nessas informações que separamos! Gostou? Então, confira!
Afinal, qual a diferença entre adoçante e açúcar?
O açúcar é considerado um alimento produzido a partir da cana-de-açúcar. Ele é um carboidrato absorvido de forma rápida pelo nosso organismo, levando à alteração dos níveis de glicose e de gordura do organismo. Cada grama de açúcar fornece ao organismo 4 kcal.
Os adoçantes são produzidos artificialmente a partir de diversas matérias-primas. Eles podem ter pouca ou nenhuma caloria. Por esse motivo alguns são indicados para indivíduos diabéticos, em processo de emagrecimento, ou para quem quer ter uma vida mais saudável.
Qual a diferença entre adoçante natural e artificial?
Os artificiais são produzidos em laboratórios; eles têm a capacidade adoçante bem maior do que o açúcar comum. Os ditos naturais são extraídos de plantas como cana-de-açúcar, diversas frutas, beterraba, dentre outras.
Os adoçantes artificiais mais conhecidos são o ciclamato de sódio, o aspartame, a sacarina e a sucralose. Alguns deles, como o aspartame, já são conhecidos os malefícios no organismo.
Qual adoçante escolher?
Eles têm diferença do poder adoçante, do sabor, do número, dentre outros. Sem dúvidas os adoçantes naturais são os que menos trazem prejuízos quando utilizados moderadamente. Por isso, apresentaremos as características de 5 tipos de adoçante para ajudar você nessa jornada:
Xilitol
É um adoçante derivado do milho. Ele apresenta baixo índice glicêmico e até 40% menos calorias do que o açúcar. Se você é diabético, pode utilizar esse produto, uma vez que ele não afeta o metabolismo de insulina. Outro ponto positivo é que seu sabor e aparência são bem parecidos com o açúcar convencional.
Estévia
Consiste em um adoçante natural, vindo de uma planta de mesmo nome. Ele consegue ser até 300 vezes mais doce que o açúcar. A vantagem desse produto é que seu índice glicêmico é zero e não tem calorias, ou seja, pode ser utilizado tanto por diabéticos quanto por pessoas em processo de emagrecimento. O seu sabor é um pouco amargo, podendo atrapalhar a adaptação de algumas pessoas com esse produto.
Taumatina
Esse adoçante é derivado de uma planta originaria da África. Apresenta poder adoçante altíssimo, podendo chegar a ser 2500 vezes mais doce que o açúcar. Ele também pode ser utilizado por diabéticos. E outro ponto de vantagem em relação aos outros tipos de adoçantes é que ele não tem sabor com tendência para o amargo ou metálico. Se você não se adaptou aos produtos por uma questão de sabor, essa pode ser uma boa opção.
Maltitol
Este é um derivado do álcool, que é naturalmente encontrado em algumas frutas e vegetais. Ele não tem poder adoçante tão alto como os outros itens, mas seu poder chega próximo ao do açúcar. Infelizmente, também deixa sabor residual nos alimentos. Ele pode ter até 1,5 kcal por grama, podendo causar alterações na glicemia.
Apesar de não recomendado para diabéticos, é uma boa opção para pessoas que queiram, por exemplo, manter ou ganhar peso com saúde.
Eritritol
Também é um adoçante derivado do álcool. Ele apresenta bem menos calorias que o maltitol (cerca de 0,24 kcal por grama). Seu poder adoçante também se aproxima do açúcar comum. Ele pode ser tolerado por diabéticos, pois não é digerido pelo organismo, não causando alterações glicêmicas. Também apresenta um leve sabor residual.
Existem diversos tipos de adoçante, a escolha além do seu objetivo também depende da sua adaptação com o sabor de cada um deles. Em caso de dúvidas não deixe de recorrer a uma orientação profissional!
E você, faz uso de adoçantes? Deixe um comentário no nosso post e conte para gente a sua experiência!
Não sabe onde encontrar? Em Manaus, a Bioexata Suplementos possui uma grande variedade de adoçantes para que você decida qual é o mais adequado para sua dieta. Entre em contato com nossos consultores e conheça várias opções!
Receba seus suplementos em sua casa ou trabalho solicitando através dos números (92) 98218-0022 (WhatsApp) e 3347-5503.