Av. Mário Ypiranga, 894, Esq. rua Salvador - Manaus
Av. Djalma Batista, 1203, Pátio Gourmet - Manaus
Rua Salvador, 440, lj. 107, Soberane Mall - Manaus

Blog

Suplementos para endurance: como atuam e quais são as opções?

Suplementos para endurance: como atuam e quais são as opções?

A prática de atividades de endurance — exercícios caracterizados por serem de baixa intensidade e longa duração — faz com que o corpo necessite de suplementação especial devido ao alto gasto energético e desgaste físico.

A corrida e o ciclismo são exemplos bem comuns dessa prática. Apesar de serem de baixa intensidade, o gasto calórico dos exercícios de longa duração exige a ingestão de nutrientes especiais. Caso contrário, pode levar à fadiga muscular ou hipoglicemia, por exemplo.

Basicamente, os suplementos têm como função prover nutrientes ao atleta durante os treino e provas, melhorando o rendimento, acelerando a evolução no esporte e garantindo a saúde do atleta a longo prazo.

Mas você sabe o que ingerir para ter melhores resultados com esse tipo de exercício? Neste post, vamos indicar algumas opções de suplementos para endurance e como eles atuam. Você não pode perder!

Repositores hidroglicoeletrolíticos

Exercícios de longa duração vêm sempre acompanhados de muito suor. Os repositores hidroglicoeletrolíticos são importantes para repor a água e os sais minerais perdidos, além de fornecer energia para o exercício.

O ideal é que sejam consumidos durante o endurance em um intervalo de 45 minutos. Pode-se aliar esse suplemento ao consumo de água em pequenas quantidades a cada 15 minutos.

Estimulantes à base de cafeína

Para se manter alerta durante o endurance, suplementos à base de cafeína são muito bem-vindos. Ela é responsável por criar uma situação de agilidade e por manter a disposição e níveis de excitação elevados.

Além disso, ao aumentar a oxidação de gorduras, o corpo passa a poupar glicogênio, alterando, assim, a percepção de esforço e a sensação de dor. Ou seja, aumenta o bem-estar corporal.

Para ter melhores resultados, a cafeína deve ser ingerida até 30 minutos antes do exercício.

Repositores energéticos à base de carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por liberar energia de forma rápida no organismo. Ao ingeri-los antes do endurance, há um retardamento do gasto das reservas de energias corporais. Já no final, ele é responsável por recuperar as energias gastas durante a prática e por evitar o desgaste dos músculos.

Por esse motivo, a ingestão de suplementação cuja base é esse nutriente deve ser realizada antes, durante e após os exercícios. O indicado é que se consuma de 30 a 60g por hora de atividade. No entanto, vale destacar que, quanto maior o exercício, maior a necessidade.

Recovery R4:1

Esse tipo de suplemento é uma combinação de 4 gramas de carboidratos para cada 1 grama de proteína. O R4:1 é aliado na reposição de glicogênio, ajuda na recuperação da musculatura após o exercício de longa duração, além de manter a hidratação.

O indicado é que o suplemento seja consumido diluído em água — durante e logo após o endurance — garantindo que haja a reposição imediata de energia.

Outros suplementos para endurance

Para melhorar a recuperação após a atividade de longa duração, pode ser interessante o acréscimo de suplementação à base de proteínas como Whey Protein, e aminoácidos, como BCAA e glutamina. Os resultados dessa ingestão estão ligados à melhora da performance e imunidade.

Se conjugados com os suplementos feitos a partir de carboidratos imediatamente após o término do exercício, são também ótimos aliados na recuperação e reposição do glicogênio.

Além disso, há suplementos que protegem as articulações e que podem ser muito úteis, evitando dores e lesões – muito comuns nos atletas de alto rendimento -, como é o caso do colágeno tipo II.

Apesar do grande número de suplementos para endurance disponíveis no mercado, cada pessoa poderá reagir de uma forma diferente. Outro ponto que pode ser determinante para o ótimo desempenho do exercício é a boa alimentação.

Por isso, é importante ressaltar que é a consulta a um profissional de nutrição para a prescrição correta de suplementação, de acordo com suas necessidades, pode auxiliar a escolha correta dos produtos, evitando excessos. Além disso, um educador físico ajudará muito na preparação correta dos treinos.

Gostou do conteúdo? Que tal ficar por dentro das novidades sobre suplementos? Assine nossa newsletter para mais conteúdos exclusivos.

Notícias Relacionadas

logo bioexata

Deixe sua mensagem:

Erro: Formulário de contato não encontrado.