Os benefícios da Própolis
Própolis é uma mistura de substâncias resinosas de vegetais, pólen, cera e secreções salivares das abelhas. Para as abelhas, serve para vedar frestas e proteger a colmeia de possíveis ataques de outros insetos e das adversidades climáticas. Já para o corpo humano, é uma substância rica em benefícios para a saúde.
Vale ressaltar que o uso da própolis não é de hoje. Há relatos que o comprovam desde os tempos do Egito Antigo e da Mesopotâmia. Da mesma forma, gregos, incas e romanos também são povos que já utilizavam a substância para diferentes objetivos.
Um excelente anti-inflamatório, antifúngico e antiviral, a própolis pode ser utilizada para tratar, evitar e prevenir infecções respiratórias como resfriados, bronquite, infecções urіnárіаs e intestinais, úlceras gástricas, melhora do sistema imunológico e para evitar o surgimento de certos tipos de câncer.
No sistema imunológico, a própolis tem ação nas células de defesa do organismo, promovendo o aumento na produção de anticorpos. Isso se dá pela sua ampla gama de propriedades biológicas e farmacológicas, como o Artepillin C, um flavonoide que tem ação antimicrobiana, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e até antitumoral.
Berretta et al (2020), relata em seu artigo que a própolis tem ação na resposta imune de células pró-inflamatórias que estão associadas ao aumento do risco de desenvolver pneumonia e insuficiência pulmonar e mortalidade em pacientes com COVID-19.
Essa resposta imune, com a utilização da própolis, atuaria reduzindo o risco provocado pelas tempestades de citocinas, um importante fator de mortalidade na doença COVID-19 avançada.
Outros benefícios da própolis estão na saúde bucal, na saúde gastrointestinal, no controle de glicose, no processo de cicatrização, no tratamento de acnes e cuidados ginecológicos.
No mercado existem tipos de própolis verde. Porém, o de melhor qualidade é o extraído pelo método Wax Free, esse processo faz com que o produto fique mais puro, além de garantir alta concentração dos ativos principais que podem ajudar na manutenção da boa saúde, como os flavonoides.
Em gotas, em pó ou em cápsulas, a própolis pode ser usada de diferentes formas e, quando usada na quantidade certa, torna-se totalmente segura de ser consumida no dia a dia para a obtenção dos benefícios. Entretanto, se for utilizada em tratamentos específicos o consumo deve ser recomendado por profissionais da saúde.
Referências:
FISHER, G. et al. Imunomodulação pela Própolis. Artigo de Revisão. Arq. Inst. Biol. v.75, n.2, p.247-253, São Paulo, abr./jun., 2008.
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0165588
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-695X2008000300020
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.01.08.20248932v1
https://essentia.com.br/conteudos/propolis/
https://blog.nutrify.com.br/propolis-o-que-e-para-que-serve-e-beneficios-blog-nutrify/
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332220308155