O que você precisa saber sobre fadiga muscular e como evitá-la
Caminhar fica difícil? Você sente cansaço nos músculos e eles parecem não mais querer lhe obedecer? Você sente aquela perda de força muscular durante o treino na academia? É preciso ter alguns cuidados com o próprio corpo e saber como evitar a fadiga muscular!
Elaboramos este artigo para lhe explicar por que ela acontece e dar alguns exemplos de como evitá-la e de suplementos para prevenção. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Por que a fadiga muscular ocorre?
Quando fazemos movimentos repetitivos (como na maior parte das atividades físicas), a tensão muscular é ativada. Após algum tempo, ela começa a declinar: esse momento é sentido como uma “perda de força” momentânea.
Essa tensão natural é mantida pela glicose e pelo glicogênio presentes em nosso organismo e a falta de algum desses componentes no sangue pode acarretar em prejuízos até mesmo na transmissão dos impulsos nervosos enviados pelo nosso cérebro — que é exatamente o que acontece durante a fadiga muscular: a falha nesses impulsos e a sensação de que o músculo deixou de responder aos nossos “comandos”.
Como evitar a fadiga muscular?
Existem alguns fatores que levam ao aparecimento da fadiga muscular. Dentre eles, estão a falta de minerais como potássio, magnésio e cálcio no organismo. Além disso, casos de anemia, diabetes, problemas cardíacos e doenças renais devem ser tratados por profissionais especializados.
Caso você perceba que a ocorrência do quadro tem sido frequente, é importante procurar um médico a fim de avaliar as condições gerais do seu corpo para chegar a um diagnóstico da causa.
Além disso, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente são medidas que contribuem para manter os músculos fortes e garantir a reposição de vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Existem suplementos para ajudar a preveni-la?
Existem alguns suplementos que ajudam a potencializar a ação dos músculos e, consequentemente, evitam que eles fiquem fatigados.
Exercícios para ganho de massa muscular, muitas vezes, visam lesionar o músculo para que ele se reconstrua após o treino, em uma “versão” mais forte. Os suplementos também auxiliam nesta reconstrução. Os principais são:
- creatina: aumenta o ganho de força e massa muscular. Após algumas semanas de uso, é bastante provável que a fadiga durante o treino diminua;
- BCAA: trata-se do produto mais usado para evitar a fadiga muscular. É formado por uma combinação de aminoácidos que auxiliam na manutenção e crescimento dos músculos. Eles servem para reparar os tecidos musculares após o treino, fazem parte do sistema enzimático e hormonal e ainda transportam oxigênio para as células. Além disso, atuam na produção de insulina, fazendo com que a glicose seja utilizada pelas células como combustível para a atividade física;
- glutamina: além de ajudar a nutrir o sistema imunológico, previne a perda de massa muscular devido ao esforço nos treinos e também os danos às articulações, auxiliando ainda na prevenção de infecções;
- whey protein: talvez esse suplemento seja um dos quais mais se ouve falar nas academias. Além de conter alguns aminoácidos, age diretamente na recuperação do músculo após o treino. Aliás, esse é o momento ideal para ingeri-lo e obter resultados satisfatórios.
Entendeu como evitar a fadiga muscular com exercícios e uma alimentação e suplementação balanceadas? Entretanto, não deixe de consultar um médico que avaliará a sua saúde e poderá orientá-lo corretamente.
Para mais conteúdos exclusivos, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!