Dor no pulso após academia: saiba como tratar
Fazer exercícios é um santo remédio para o corpo e ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças. Porém, se eles não forem feitos da forma correta, podem causar o efeito inverso. Muitas são as lesões típicas da musculação, sendo uma delas a dor no pulso.
Você sente esse incômodo ao praticar atividades físicas? Pois, é sobre isso que vamos falar agora. Confira!
A dor no punho é comum
Sentir dor nessa região é algo bastante comum por ser uma área de maior flexibilidade e também frágil. Ela é bastante sensível aos movimentos repetitivos, especialmente se houver uma carga extra como ocorre na academia. A sobrecarga desencadeia a lesão e a dor aparece como consequência de um processo inflamatório.
O desgaste ósseo e, principalmente, dos ligamentos e tendões é inevitável quando, ao praticar exercícios, o punho está numa posição errada e também recebe mais peso do que realmente suporta.
Como evitar a dor no punho
A inflamação no punho — causadora da dor —, quando ocorre dentro das academias, se dá por conta dos movimentos repetitivos de forma errada. Vejamos abaixo como evitar que isso aconteça.
1. Peça orientação
Uma das formas de evitar que esse problema ocorra é pedir a orientação de profissional antes de iniciar os treinos. O educador físico é a pessoa mais capacitada para te dizer qual é a posição correta das mãos para que o punho não sofra durante a atividade.
2. Fortaleça
Outra maneira de evitar que a lesão aconteça é investindo num bom fortalecimento muscular antes de iniciar treinos com cargas maiores. Músculos fortalecidos suportam mais peso sem causar problemas ou gerar dor.
3. Faça aquecimento e alongamento
Antes de iniciar o treino, o ideal é investir alguns minutos realizando o aquecimento. Ele prepara o corpo para a prática de exercícios e você pode fazer o que achar melhor: corrida, pular no jump, corda, bicicleta, entre outras opções. Após os treinos, o ideal é realizar um alongamento.
4. Invista na suplementação
A maioria das pessoas não consegue consumir, apenas pela alimentação, a quantidade ideal de cálcio, vitamina D, colágeno e outros — ainda mais em momentos como esse, os quais a dose precisa ser maior.
Nesse caso, contar com suplementos pode ser a solução para esse problema. Além de todos seus benefícios, eles são práticos e podem ser levados para qualquer lugar. Portanto, eles são ideais para auxiliar no tratamento da dor e resolver o problema de forma eficaz.
Existem muitas opções no mercado como, por exemplo, os suplementos de colágeno tipo II, que são essenciais para essa situação, pois, além de ajudarem a reduzir a inflamação, também conseguem fortalecer tendões, ligamentos e cartilagens. Os suplementos de vitamina C também ajudam a sintetizar essa proteína de forma natural.
O tipo de suplemento dependerá muito da causa do problema. Por exemplo, se a sua dor no punho estiver associada a um quadro de osteoporose ou uma hipocalemia, a suplementação de cálcio pode ser necessária. A vitamina D também poderia ser recomendada para esse caso, uma vez que ela ajuda o corpo a absorver o cálcio dos alimentos.
Formas de tratar a dor
Quando começar a sentir essa dor de forma constante, procure um médico. Ele indicará os exames necessários para descobrir qual é o problema e passará o medicamento apropriado para tratar a lesão o mais rápido possível, podendo ser tópica ou via oral.
Outra recomendação é a fisioterapia. É bastante comum que a lesão ocorra por conta da falta de fortalecimento muscular e o fisioterapeuta investirá nesse deficit. Será traçado um planejamento de acordo com as suas necessidades com exercícios para fortalecer e aliviar a dor.
Pode ser necessária a utilização de uma órtese, como a munhequeira, para estabilizar a articulação por um período. É uma forma de proteger a região evitando que a lesão se agrave. Mas ela não deve ser utilizada para praticar exercícios na academia, pois pode camuflar o limite de carga que o punho consegue suportar.
Sabe de amigos que sentem dor no pulso ou que praticam musculação e podem ter alguma lesão do tipo? Então, compartilhe esse post e ajude-os a evitar o problema!