Crianças podem suplementar Vitamina D?
Muito importante para a boa saúde e desenvolvimento das crianças, a vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes fortes e ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio, ajudando na manutenção do mineral no sangue, também auxilia no processo de divisão celular, evita o raquitismo (condição que afeta o desenvolvimento dos ossos em crianças) e fraturas.
Atuante também como um hormônio, a vitamina D tem outras muitas funções importantes no organismo da criança, como a regulação do sistema imunológico, a produção de insulina e o crescimento celular.
Absorvendo a Vitamina D
Conhecida como “vitamina do sol”, a vitamina D pode ser produzida pela pele em exposição solar. Mas obter a vitamina através do sol não é uma tarefa tão simples, deve-se atentar ao horário certo e ao tempo limite de exposição, pois se feito da forma errada, pode trazer consequências ruins.
Outra alternativa não tão fácil para os pequenos é a alimentação. Não é toda criança que consome com facilidade alimentos ricos em vitamina D, como Óleo de fígado de bacalhau, salmão e atum, os que possuem maior quantidade por porção.
É aqui que entram em ação os suplementos, fáceis de ingerir e na quantidade certa que a criança precisa, o suplemento de vitamina D pode ser encontrado em forma de cápsula, gotas e até em gominhas, deixando a experiência ainda mais agradável.
Qual a quantidade certa?
A Academia Americana de Pediatria recomenda que todos os bebês, crianças e adolescentes façam uso de suplementos de vitamina D de 400UI por dia. Já existem no mercado suplementos com esta quantidade, porém, em alguns casos a criança precisa de doses maiores, diante disso, um profissional de saúde habilitado deverá indicar a quantidade maior.
Um pouquinho de sol, alimentação saudável sempre que possível e uma boa suplementação com vitamina D, garantirá o bom desenvolvimento da criança.
Referências:
http://www.aafp.org/afp/2010/0315/p745.html
http://pediatrics.aappublications.org/content/134/4/e1229
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3979050/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2600028/