Hipertrofia: quais as diferenças entre homens e mulheres?
Você já deve ter sonhado com um bom rigor físico e um corpo bem torneado ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Se você ainda não alcançou esses objetivos, provavelmente deve pensar que esta é uma tarefa difícil e trabalhosa. Se você é mulher, também pode dizer que a hipertrofia feminina é algo impossível.
No entanto, apesar de existirem algumas diferenças entre homens e mulheres, saiba que esses pensamentos estão equivocados. O ganho de massa muscular não é tão difícil quando você adota comportamentos específicos na sua rotina.
Quer ganhar massa magra, saúde e qualidade de vida? Aqui vamos esclarecer diversas dúvidas sobre a hipertrofia muscular, e explicar as principais diferenças desse processo entre os gêneros. Gostou? Então confira esta matéria até o fim e não perca as dicas!
Como se dá o processo de hipertrofia?
Esse processo é definido pelo aumento do volume das fibras musculares. É um fenômeno de adaptação que pode ser observado no tecido muscular após você iniciar a prática de exercícios físicos. Os exercícios de força e de resistência são os mais indicados para quem almeja o ganho de massa muscular. Isto se dá pelo fato da hipertrofia estar ligada ao tipo e a intensidade do exercício.
No entanto, para que esse processo ocorra de forma eficaz é necessário que o seu organismo tenha energia e nutrientes necessários, questões que abordaremos mais a frente.
Qual a diferença entre homens e mulheres?
Você deve estar se perguntando “por que as mulheres não ‘crescem’ de forma tão fácil como os homens?” Existem duas respostas para essa pergunta.
Inicialmente, a massa muscular total das mulheres é menor do que a dos homens. Isso ocorre porque o conjunto de fibras musculares femininos ocupa uma menor área transversal.
Outro fator se relaciona com o perfil hormonal relacionado ao gênero. A produção de testosterona das mulheres é menor, não permitindo um alto grau de hipertrofia. Outro ponto em questão é a quantidade de estrogênio presente no organismo feminino, que propicia a retenção hídrica e dificulta a definição muscular.
Porém, essas diferenças podem ser contornadas quando a prescrição de exercícios e da alimentação está em sintonia com os seus objetivos. Dessa forma, se você é mulher, não se preocupe! Com orientação de um bom profissional de educação física e de um nutricionista é possível alcançar seus objetivos.
Como otimizar o ganho de massa muscular?
Para ganhar massa magra é indispensável o acompanhamento profissional individualizado com estratégias voltadas para o seu objetivo, no entanto, alguns pontos devem ser considerados nesse processo. A seguir, apresentamos os principais fatores que você deve ter atenção:
Alimentação
Não importa se você é homem ou mulher, a alimentação tem que ser uma prioridade quando falamos de ganho de massa muscular. É necessário que o seu músculo tenha energia e proteínas o suficiente para propiciar a hipertrofia e previnir a perda de massa magra durante a prática de atividades físicas.
Aposte em um plano alimentar individualizado focado em proteínas e carboidratos de boa qualidade e em nutrientes que possam auxiliar na sua recuperação muscular. A hidratação antes, durante e após o exercício, também é um fator de importância.
Treino
O treino é algo que pode e deve variar tanto de pessoa para pessoa quando de homens para mulheres. No caso das mulheres, o ganho de massa muscular pode estar relacionado aos exercícios realizados de forma mais frequente e com um menor número de séries e repetições. A consistência e a disciplina são indispensáveis para mulheres que sonham com a hipertrofia.
Tempo de descanso
Após um treinamento de força e resistência, sua produção de proteína aumentará pelo período de 24 a 48 horas. Será nesse momento que ocorrerá o aumento dos músculos. Portanto, o período de descanso muscular com alternância de treinamento dos grupos musculares é muito importante para ambos os gêneros.
Você deve ter percebido que foco e disciplina são características importantes para quem almeja a hipertrofia. Se você é uma dessas pessoas, não deixe de procurar uma boa orientação profissional. Isso certamente garantirá que você alcance seus objetivos mais facilmente.
Gostou dessa matéria? Então, deixe um comentário no post dividindo com a gente suas dificuldades para o ganho de massa muscular!