Av. Mário Ypiranga, 894, Esq. rua Salvador - Manaus
Av. Djalma Batista, 1203, Pátio Gourmet - Manaus
Rua Salvador, 440, lj. 107, Soberane Mall - Manaus

Blog

7 fontes de proteínas para quem não consome carne e leite

7 fontes de proteínas para quem não consome carne e leite

Se você busca manter a alimentação balanceada e o corpo em dia, sabe a importância das proteínas para o organismo. Entre outras funções, o nutriente repara e faz crescer tecidos. Não é à toa que os adeptos da academia dão tanto valor a ela e costumam aumentar as porções de carne nos pratos.

Mas, e quem opta por um estilo de vida vegano ou vegetariano? Não tem problema! Por mais que as origens mais famosas da substância tenham procedência animal, existem diversas fontes alternativas de proteínas na natureza. A seguir, selecionamos 7 alimentos ricos no nutriente, mas que nem todo mundo sabe.

1. Feijão

Grão queridinho do brasileiro, o feijão está cheio de proteínas. As quantidades variam de acordo com a espécie (os mais ricos são o preto e o vermelho), mas em média 100g da leguminosa fornece 8g do nutriente. De quebra, feijões ajudam a emagrecer, combatem a anemia e controlam o colesterol.

2. Grão-de-bico

A média se aproxima do feijão: cerca de 8g de proteína para cada 100g do insumo cozido. Seu teor proteico é maior quando cru, com 19g em cada 100g, mas o alimento in natura é muito duro, concorda?

A sugestão nesse caso é que você consuma a farinha de grão-de-bico, que não precisa ser cozida e mantém o alto índice de proteína. A leguminosa ainda é rica em fibras e ajuda na manutenção da estrutura óssea.

3. Ervilha

Pouco calórica, a ervilha tem aproximadamente a mesma quantidade de proteínas que o leite. O alimento ajuda na formação dos ossos, controla o colesterol, diminui o nível de açúcar no sangue, entre tantos outros benefícios. Mas para isso, use o ingrediente em pratos saudáveis, como saladas e sopas. Nada de colocar no cachorro-quente!

4. Chia

A semente é uma grande fonte de proteína: são mais de 16g em 100g do insumo. Ela fortalece o sistema imunológico e favorece o emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade e faz com que você coma menos. Se você tem dificuldade de incluir a semente na alimentação, tente fazer um pudim de chia hidratada com frutas picadas por cima.

5. Tofu

Substituto mais famoso do queijo, 100g de tofu (coalhada de soja) te dá até 17g de proteínas. Tudo vai depender do preparo, e no caso do nutriente em questão, a versão frita do tofu é a fonte mais rica. O alimento é altamente nutricional, previne doenças cardíacas, combate o envelhecimento e alivia sintomas da menopausa.

6. Gergelim

Entre as fontes alternativas, talvez esta seja a menos conhecida. No entanto, 100g da semente apresenta 17g de proteína. Além de ser um bom substituto da carne, o gergelim combate a prisão de ventre, aumenta a saciedade e previne contra asma e outros problemas respiratórios.

7. Nozes

Todas as variedades fornecem boas quantidades de proteínas, mas as campeãs são a amêndoa, o pistache e a castanha de caju. Elas ainda reduzem os riscos de câncer de mama, melhoram a saúde cardiovascular e auxiliam a perda de peso. Então, faça um mix com diversos tipos e aproveite os benefícios. Só não vá exagerar, pois as nozes também são fontes de gorduras.

Viu como não é difícil encontrar fontes alternativas de proteína? O reino vegetal está cheio delas para que você não precise recorrer à origem animal. Agora só precisa um pouco de criatividade na cozinha para incluir esses e outros alimentos em pratos saborosos.

Gostou do conteúdo? Amplie seus conhecimentos lendo sobre a importância dos suplementos alimentares para um estilo de vida saudável.

Notícias Relacionadas

logo bioexata

Deixe sua mensagem:

Erro: Formulário de contato não encontrado.