5 dicas para tornar a boa alimentação em um hábito
Diversas pessoas buscam uma alimentação mais equilibrada. O emagrecimento, o ganho de massa muscular e a conquista de uma vida mais saudável são os objetivos que mais motivam os que estão nesse caminho. A grande questão é que transformar uma boa alimentação em hábito nem sempre é uma tarefa fácil.
Nessa busca, pode ser comum a adoção de diversas estratégias, como dieta low carb, paleolítica e até as mais extremistas, como o jejum intermitente. No entanto, as mudanças radicais que não se enquadram no seu estilo de vida podem fazer com que, em pouco tempo, você retorne aos hábitos do passado.
Mas como transformar uma boa alimentação em hábito? A resposta não é muito difícil! Para provar isso, preparamos 5 dicas para ajudar você nessa missão. Ficou curioso? Então, confira!
1 – Entenda o que é uma boa alimentação
Uma boa alimentação requer apenas uma coisa: equilíbrio. Você deve investir no consumo de alimentos frescos — por exemplo, o consumo de 3 a 5 porções de frutas ao dia é sempre bem-vindo. É interessante a inclusão de queijos e iogurtes, carnes e legumes; verduras também devem estar presentes.
Alimentos industrializados, doces e frituras devem sim, ser evitados, mas não transforme isso em uma neura! Eles não devem fazer parte da sua rotina, uma vez que uma boa alimentação deve ter como base alimentos in natura. Mas consumi-los vez ou outra não trará grandes malefícios à sua saúde.
2 – Evite as dietas restritivas
Se você quer ter uma boa alimentação como hábito você deve se alimentar de modo que consiga manter essa rotina por um longo tempo. Portanto, nada de dietas muito restritivas ou até mesmo jejum intermitente, se esse não é o seu perfil. Muitas vezes uma alta restrição leva a episódios de compulsão alimentar.
A alta privação alimentar não fará com que você coma melhor. Por isso, você deve ter em mente que uma boa alimentação deve, em primeiro lugar, ser pautada na qualidade dos alimentos e não na quantidade de calorias. Em segundo lugar, a sua alimentação deve ser estabelecida de acordo com as suas necessidades e se adequar ao máximo à sua personalidade e preferências.
3 – Tenha um planejamento
O planejamento torna mais fácil a manutenção dos hábitos, e ele se inicia na compra dos alimentos. Tenha sempre alimentos in natura na sua casa, prepare marmitas saudáveis e crie o hábito de levar o seu lanchinho para o trabalho.
Organize também o seu dia para que seja possível ter tranquilidade no momento das refeições. Mastigue bem! Essas estratégias farão com que você tenha mais prazer em se alimentar e fique mais atento aos sinais de saciedade.
4 – Faça boas escolhas alimentares
Sabendo o que é uma alimentação saudável e tendo planejamento, automaticamente será mais fácil fazer boas escolhas. No entanto, você deve ficar atento aos tipos de alimentos que você anda consumindo para facilitar a sua rotina e melhorar a sua nutrição.
Frutas, castanhas e iogurtes, por exemplo, são boas opções para pequenos lanches, por serem alimentos fáceis de carregar na bolsa. Escolha vegetais crus para consumir no almoço e no jantar e opte por carnes magras, variando sempre os alimentos consumidos. Você não precisa comer a mesma coisa todos os dias! Beba muita água e não exagere na cafeína e nas bebidas alcoólicas.
5 – Identifique sua fome emocional
Algumas deficiências nutricionais aumentam o desejo por doces. Assim, mesmo com uma alimentação apropriada, é possível que você tenha uma vontade incontrolável de comer alimentos inadequados. Isso pode ocorrer quando descontamos problemas psicológicos na comida com o objetivo de encontrar prazer.
É importante que você identifique isso e desenvolva outros métodos para aliviar o seu estresse. Nesses casos, um acompanhamento psicológico pode trazer bons resultados. Ter outras atividades de lazer também ajudará você.
Como você pôde ver, estratégias radicais não são necessárias para uma vida mais saudável. Portanto, com uma alimentação equilibrada, que se adeque à sua rotina, não é necessário aderir a uma dieta com alto grau de restrição. E, claro, consulte um bom profissional para obter melhores resultados.
Se você gostou dessas dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts — Alimentação equilibrada: saiba o que comer antes de dormir — e continue aprendendo!
Dúvidas sobre suplementos que ajudam a manter a dieta em dia? Entre em contato com nossos consultores, agora mesmo, para informações, dicas, entrega de suplementos em Manaus: (92) 98218-0022 (WhatsApp) e 3347-5503.